Ladrões de tempo

Quando pensamos sobre o que temos de fazer, o que estamos fazendo e o que nos traz felicidade  no dia-a-dia, nos deparamos com um problema muito comum: o tempo. Nossos desejos e anseios são ilimitados, nosso cérebro manda milhares de informações a todo segundo e já o nosso tempo é super LIMITADO.

poster-hoje-o-tempo-voa-amor-quadro

A maioria das pessoas – e eu me incluo nelas – tem problemas para lidar com essa relação tempo disponível versus coisas a fazer. Se você buscar no Google como otimizar o seu tempo, aparecerá um sem-fim de listas, dicas, que se resumem basicamente em planejar o que tem de ser feito, atribuir prioridade E EXECUTAR. Muito simples. Mas só o tempo que você gastou para procurar formas de não perder tempo parece perda de tempo, certo? o.O

Na verdade, eu costumo dizer que a vida é simples, a gente que complica, porque é do ser humano isso. Encontrar complexidade nas coisas simples já foi muito mais presente na minha vida. Hoje eu tento descomplicar. Minhas listas de tarefas são simples, com base em alguns norteadores: o que eu PRECISO fazer antes do que eu QUERO fazer. Claro que não é fácil, trata-se de uma mudança mental que tem de ser praticada diariamente. Procuro fazer uma autoanálise todos os dias.

O que mais me atrapalha geralmente são os pequenos desvios da conduta planejada (“olhadinhas” de 40 minutos no facebook; ligar a internet do celular “só pra conferir” e por aí vai). Aprendi com a prática diária de uma amiga, que quem quiser me encontrar ou que precisar realmente falar comigo, saberá como me achar. Ligará, virá até o meu trabalho ou minha casa. Nada é tão urgente on-line que não possa esperar algumas horas.

Sem nos darmos conta, a vida de wi-fi e 3G nos deixa ansiosos, não conseguimos resolver a nossa vida em detrimento da super conectividade. Seu amigo precisa marcar o próximo encontro com você? Sua tia precisa te mandar “bom dia” no whatsapp? A galera tá bombando aquele grupo? Fala sério, convenhamos: nada disso é urgente.

Precisamos nos conscientizar de que somos um só, resolver o que é prioridade pra você é o primeiro passo para começar a aplicar um filtro mental que te ajude a fazer o que precisa ser feito. Todos os dias. Cada dia um novo desafio. Para isso estamos: evolução sempre.

P.S.: Quem tiver uma técnica realmente eficiente, manda pra mim :p

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s