Morretes: bem mais que o barreado

Dia desses tive a oportunidade de conhecer um lugar no Paraná famoso pela culinária local, com destaque para o Barreado e as Balas de Banana. Morretes fica a aproximadamente uma hora de Curitiba-PR e é possível fazer o trajeto também de trem, para curtir o caminho e o passeio de uma forma diferente.
O caminho pela Serra da Graciosa faz jus ao nome e é super fofo, com abundância de verde, hortênsias em vários trechos e caminho de pedras. O local foi transformado em Parque Estadual em 1990 afim de preservar a biodiversidade regional.

Morretes caminhoMorretes riacho1

Morretes riacho

A cidade de Morretes tem várias construções antigas, que foram mescladas com alguns elementos contemporâneos, como essa pintura em uma parede antiga de um restaurante:

Morretes (28)

Morretes (38)

Morretes (35)

O centro da cidade tem vários restaurantes onde você pode se esbaldar no famoso barreado. É uma carne de gado super cozida, desfiada e ao molho, que se come misturada com farinha de mandioca, ouso comparar com um “pirão” de carne de gado. Os acompanhamentos é que diferenciam esse prato, pois é servido com frutos do mar, peixe, saladas e bananas (I love bananas). Não deu tempo de tirar fotos do barreado, mas o lugar onde comi foi no restaurante Madalozo  e super indico, atendimento e ambiente excelentes.

Devidamente alimentado, você pode passear pelo centro da cidade pra baixar o almoço HAHAHA, é tudo muito pertinho, tem várias barraquinhas de artesanato que vendem também as famosas e de fato deliciosas balas de banana. Descobri também que lá eles fabricam uma farinha de banana que é excelente contra a TPM, mas não consegui comprar pois estava em falta no dia. 😦

Morretes (25)
Gazebo na pracinha

Ah, um detalhe importante: faz MUITO calor por lá, então pode levar roupas leves e preparar pra ficar um tempo embaixo das árvores no horário de almoço.

Pra finalizar o passeio, tive a sorte de encontrar com esse grupo de chow-chows dando o ar da graça pela cidade. Muita fofura, gente!

Morretes (30)

 

Então, pessoas, quem mora pertinho de Curitiba, ou vai pra lá a passeio, aproveita pra dar uma passadinha em Morretes!

Além do barreado e das balas de banana, você vai se encantar com a gente simples, a arquitetura e a cultura dessa cidadezinha escondida na Serra do Mar.

Até a próxima!

 

Beijos.

Um comentário em “Morretes: bem mais que o barreado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s