Saindo do repeat

Compartilho aqui hoje uma matéria interessante do site Personare, sobre mudança de pensamento como forma de aliviar o sofrimento. Muitas vezes nos deparamos com situações de tristeza e sentimentos negativos e, como aquilo que emanamos é o que recebemos de volta, acabamos por entrar em um círculo vicioso: alimentando pensamentos negativos > absorvendo negatividade > emitindo negatividade.

Existem várias técnicas para quebrar esses ciclos (de coaching, de psicólogos, terapeutas, leigos), eu particularmente procuro aplicar tudo que conheço e sempre estou buscando outras alternativas para manter a mente sã. O texto completo está nesse link, abaixo transcrevo a parte “prática” sugerida pela terapeuta holística Regina Restelli.

4 EXERCÍCIOS FÁCEIS PARA SEU DIA A DIA

 

1 – Desarme sua programação neural sorrindo

Este exercício é realmente muito simples e, por esta razão, é possível que venha a achá-lo uma bobagem. Mas não é! Você perceberá, ao longo do treino, que ele causará uma leveza significativa em sua vida.

Para que saiba onde utilizá-lo, é necessário observar seus pensamentos e emoções com frequência. Feito isso, sempre que perceber que está sofrendo com algum pensamento, comportamento ou sentimento, comece a sorrir imediatamente.sempre que perceber que está sofrendo com algum pensamento, comportamento ou sentimento, comece a sorrir imediatamente.

Mesmo que seja algo forçado inicialmente, se esforce para sorrir – e até gargalhar – e trazer a emoção positiva para aquela situação. Não precisa fazer sentido. Simplesmente ria.

Ao ir para o extremo oposto de sua emoção negativa – por meio de uma simples risada – você interromperá a sinapse da ramificação neural que alimenta e reforça em seu sistema o sofrimento já registrado anteriormente. Com esta quebra de padrão, ficará cada vez mais fácil seguir em frente em direções novas e criativas.

Quanto mais se esforçar em perceber seus pensamentos e ações, maiores os resultados positivos neste exercício.

2 – Relaxe com a técnica da respiração cruzada

Técnica desenvolvida por George Pratt, Ph.D., e Peter Lambrou, Ph.D – “Um programa natural de quatro passos para ativar a alegria natural que existe em você”.

Com este exercício de respiração você terá a oportunidade de reequilibrar seu sistema neuromuscular. Experimente! Ele pode ser usado sempre que se sentir afetado com a agitação mental e utilizado junto com qualquer outro exercício ensinado neste artigo ou que você já conheça, pois causa uma sensação de relaxamento físico e mental.

  • Sentado, cruze o tornozelo esquerdo sobre o direito.
  • Apoie a mão esquerda sobre o peito, de forma que os dedos fiquem sobre o lado direito da clavícula. Depois, cruze a mão direita sobre a esquerda, de forma que os dedos desta mão fiquem apoiados sobre o lado esquerdo da clavícula.
  • Inspire pelo nariz e expire pela boca. Ao inspirar, deixe a língua tocar o céu da boca, bem atrás dos dentes superiores. Ao expirar novamente, toque os dentes inferiores com a língua.
  • Continue respirando de forma suave, durante 2 minutos.
  • Terminado o exercício, continue seus afazeres normalmente.
  • Vale lembrar que este exercício pode ser utilizado em qualquer lugar ou circunstância.

3 – Mexa o corpo para aliviar tensões

Você já deve ter ouvido falar que colocar o corpo em movimento – seja caminhar, dançar ou até socar – alivia tensões. Mas este resultado pode ser potencializado se você associar estes exercícios com a intenção correta.

Se estamos sob a Lei de Causa e Efeito, “ficar de bobeira” enquanto exercitamos nosso corpo é uma tolice. Os exercícios físicos produzem muitos benefícios, dentre esses a produção de endorfina, chamada de hormônio do bem-estar. Ela é uma substância química utilizada pelos neurônios na comunicação do sistema nervoso, que, ao ser transportada pelo sangue, faz comunicação entre células. Além do seu efeito analgésico, acredita-se que as endorfinas controlam a reação do corpo à tensão, regulando algumas funções do sistema nervoso, que determinam o humor. Elas também podem regular a liberação de outros hormônios e ajudar na memória, imunidade, dores, concentração, vida sexual e muito mais.

Com este aliado natural, devemos aproveitar os momentos em que nos exercitamos para liberar os sentimentos negativos e conscientemente escolher pensar em toda a alegria que gostaríamos de sentir. Produza a causa para o efeito que quer colher. Alimente pensamentos de alegria e paz. Use a atividade que mais lhe agrada e tenha total consciência de seu corpo e atenção aos sentimentos que está produzindo, pois eles estão sendo registrados e é isso que vai gerar o efeito para sua vida.

4 – Pratique a simplicidade da observação

Este hábito é um dos mais saudáveis e difíceis que devemos desenvolver no nosso dia a dia. Observar a natureza é sempre muito agradável, mas observar o ser humano pode ser bem difícil. Observar a si mesmo é ainda mais desafiador. E observar sem julgamento, então, é uma coisa que para a maioria é inconcebível e inatingível. Mas eu digo que é onde devemos colocar nossos maiores esforços, minuto a minuto. Este exercício pode mudar para melhor toda uma historia de vida. Experimente!

 Comece percebendo onde você está. Qual luminosidade, sons e temperatura do local. Observe as pessoas ao seu lado, como falam e como se portam. Só observe-as, sem julgamentos. Apenas constate. Enquanto o julgamento gera emoções, a constatação não, são apenas fatos. Se você consegue constatar, sem julgar, terá com certeza menos da metade de problemas que a maioria cria.
  • Talvez seja bem difícil, mas não desista nunca. Vai valer cada minuto.

Muito importante – Estes exercícios, aos poucos, vão fazer você ver como está seu conhecimento sobre seus pensamentos e sentimentos, que devem ser corajosamente olhados para serem integrados. Assim, o próprio exercício de se abrir para o novo terá ainda mais força dentro de você.

Quero reforçar aqui a necessidade de fazer o exercício que escolher, todos os dias, no período de pelo menos 1 mês, e mantê-lo se assim achar adequado. Não se conquista nada sem determinação e vontade! Escolha viver com mais leveza e melhor. Bom treino mental!

 

Originalmente publicado em: http://www.personare.com.br/4-exercicios-para-mudar-pensamentos-e-comportamentos-repetitivos-m7180

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s