Glaciar Martial

USHUAIA – O lugar considerado mais austral (ao sul) do mundo é um pedacinho de paraíso cheio de boas surpresas. Minha curta estadia de verão (frise-se: verão) por lá possibilitou conhecer neve e meu primeiro Glaciar: o Glaciar Martial.

Glaciar Martial vista
Vista do Glaciar Martial (verão)

Glaciar ou geleira é uma espessa massa de gelo formada de camadas sucessivas de neve compactada e recristalizada de várias épocas em regiões onde a acumulação de neve é superior ao degelo, ou seja, gelo acumulado de milhares e milhares de anos em um só local.

glaciar branco
Calçados devem ser resistentes à água, pois a neve molha muitoooo

O Glaciar Martial está localizado a cerca de 7 km do centro de Ushuaia, de onde se tem uma vista privilegiada do Canal Beagle, além da natureza exuberante da região. É possível chegar até a base do Glaciar de táxi ou remis (que é um serviço equivalente).

Glaciar Martial trilha
Início da Trilha para o Glaciar

No verão, o acesso é por trilha pois o teleférico opera somente na temporada de inverno, já que funciona uma pista de esqui no local nessa época.

Glaciar Martial bosque
Bosque de Los Duendes (meio da trilha do Glaciar Martial)

Se tiver sorte, você pode encontrar na trilha a Flor de Chocolate, típica da região e que floresce apenas com temperaturas mais amenas e cheira chocolate MESMO.

Flor de chocolate
Flor de chocolate

Para acessar o Glaciar não há nenhum custo, quem decidir desbravar o local deve apenas preparar-se com roupas resistentes ao frio e ao gelo, além de um lanchinho e água, pois a subida demora cerca de duas horas.

Martial Fim de trilha
Fim da primeira trilha: 825 metros de altitude

No fim da trilha, há um local que funciona como um mirante, marcando a altitude até aquele ponto. É possível continuar subindo por várias horas, o glaciar é imenso e indicado para esquiadores iniciantes por ter apenas uma pista. Como no verão não funciona o teleférico, se você quiser se aventurar no esqui por lá nessa época terá que encarar a subida a pé.

 

Martial vista 2
Vista que compensa cada pernada da caminhada

Na base do Glaciar funciona uma casa de chá (La Cabaña) que vale muito a pena conhecer: é como uma casinha de bonecas, um lugar fofo, aconchegante, que serve chás, cafés e quitutes deliciosos – perfeitos após a descida gelada do Glaciar.

lacabana

 

Sou suspeita pois minha experiência em Ushuaia foi incrível do início ao fim, mas se você busca aliar turismo de aventura, paisagens surreais e uma pitada de frio, com certeza esse é o lugar.

glaciar trilha neve

 

 

Quer saber mais sobre o Glaciar Martial e outros passeios ou dicas de Ushuaia?

Me escreva e terei o maior prazer em compartilhar mais sobre minha experiência por lá com você!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s