Turismo de oportunidade

Há muito tempo, a gaúcha de nascimento e catarinense de coração que vos escreve queria ter visitado esse pedacinho da Europa no Brasil, já que Gramado é considerada a Suíça brasileira. É recomendável passar pelo menos 3 dias por lá, já que há uma infinidade de atividades culturais, gastronômicas e de lazer para serem realizadas. Porém, minha passagem foi literalmente uma passagem: é o que chamo de turismo de oportunidade.

Uma das minhas metas do ano – quiçá de vida – é aproveitar TODAS as oportunidades de viajar e de conhecer novos lugares. Alinhada a isso, aproveitei uma visita à familiares em São Leopoldo e Novo Hamburgo para dar uma esticadinha até Gramado e jamais esperei resultado diferente: saí da cidade encantada, com certeza voltarei a fazer uma visita dedicada a desfrutar de todos os prazeres desse lugar.

Entre as cidades mais visitadas do Brasil, localizada na Serra Gaúcha e com uma economia voltada ao turismo (90% das receitas são provenientes dessa atividade), Gramado-RS é um show à parte.

Destino de muitos casais apaixonados e viagens familiares, é de uma beleza ímpar. A arquitetura de estilo bávaro remete os visitantes a outra época, como se estivessem em uma cidade cenográfica, porém quando adentram os locais se dão conta de que tudo é real.

A Serra Gaúcha já tem seus atrativos naturais: flora típica diversificada com árvores e flores coloridas, arquitetura clima frio que remete ao velho mundo. Adicione as construções cuidadosamente planejadas e mantidas, fábricas de chocolate, restaurantes de fondue, carnes nobres, comida italiana, vinhos, cafés coloniais com cucas, queijos, salames e doces caseiros – isso é Gramado.

Este slideshow necessita de JavaScript.

No centro da cidade tem várias coisas legais pra se ver, como a Igreja Matriz São Pedro, construída originalmente em 1917 e posteriormente de pedras, em 1943.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Passeando pela Av. Borges de Medeiros você encontra várias outras coisas interessantes:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Pertinho da igreja fica o local onde acontece o famoso Festival de Cinema de Gramado:

Gramado_festivaldecinema

Mas o que me apaixonou mesmo foram essas árvores de folhas vermelhas que não descobri o nome:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Um pouco mais retirado do centro da cidade, fica o famoso Lago Negro, onde pode-se alugar pedalinhos pra passear, tem música linda ao vivo e barraquinhas para comer e comprar artesanatos. Como a neblina estava muito intensa, aproveitei para passear ao redor do Lago e tirar umas fotos de onde dava pra ver algo 🙂

Gramado_lagonegro

Lago Negro

 

Mesmo no limitadíssimo tempo que tinha, deu pra tomar um chocolate quente na Chocolates Caracol – um dos locais mais fofinhos que eu já vi, em que você senta em xícaras gigantes (óinnn):

Gramado_xicaraChocolate.JPG

Deu pra fazer também VÁÁÁRIAS degustações de chocolates nas lojas mais tradicionais como a Florybal e a Planalto. Mas não se engane pois os chocolates artesanais especiais, apesar de abundantes e deliciosos, são bem carinhos: uma trufa da Planalto custou cerca de R$6 (era R$ 120/kg).

Pra fechar com chave de ouro o dia delicioso de comilança teve fondue no jantar, que é um clássico de inverno na cidade – existem muitos restaurantes especializados tanto em fondue como em outras comidinhas-delícia.

Dica preciosa (procuro aplicar todos os dias): sempre chore desconto. O fondue, por exemplo, saiu pela metade do preço apenas por ligar para saber o valor, pedir desconto e reservar no mesmo dia com algumas horas de antecedência. Informe-se e economize! 😉

 

Se você tem alguma dica ou sugestão de lugares imperdíveis nessa cidade, por favor deixe nos comentários pois na próxima visita vou com tempo e passarei por todos!

 

Beijos e até a próxima!

Um comentário em “Turismo de oportunidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s