Serra Catarinense: Campo Alegre

Conhecida como “Paraíso da Serra” e “Capital Catarinense da Ovelha“, essa pequena cidade de aproximadamente 12 mil habitantes está situada na Serra Dona Francisca, entre Joinville e São Bento do Sul, caminho que interliga os estados de Santa Catarina e Paraná.

Pra quem vive próximo da região é um lugar super agradável a passar um final de semana de inverno diferente regado à boa comida. Aliás, boa comida é o que não falta: são famosas as delícias servidas nos cafés coloniais da cidade e os derivados de ovelha – pelos quais é referenciada a capital catarinense.

O caminho saindo de Joinville é super bonito, muito arborizado, típico das nossas serras com uma pitada a mais de charme pois carrega historicamente o fato de que região foi recebida como dote pela Princesa Dona Francisca, irmã de D. Pedro II quando se casou com o Príncipe de Joinville.

Parada obrigatória é a Lanchonete Rio da Prata, onde você pode comer pastéis de todos os sabores – lembrei de Harry Potter – rsrs, mas é verdade: tem sabores bem diferentes que eu nunca tinha provado (comi um delicioso de amora com maçã), enfim, o local perfeito para aquela esticadinha no meio da viagem. Ah, e depois de comer você pode passar um tempinho baixando a comida admirando o local anexo à Lanchonete, onde há uma roda d’água e vários peixes lindos e gordinhos.

Ainda antes de chegar à Campo Alegre, um pouco mais adiante na Serra, fica o Hotel Fazenda Dona Francisca, destino bastante referenciado na região para descanso e lazer em meio à natureza.

Em Campo Alegre, quem dá as boas vindas é o Dom Camponês: uma verdadeira experiência gastronômica que funciona em um antigo casarão onde se fabrica queijo de ovelha e serve os melhores cafés premiados do Brasil – com torrefação própria. A casa oferece um café colonial buffet livre bastante variado e também serve pratos à la carte muito saborosos. Um fato curioso é que somente o casal de proprietários faz funcionar tudo isso: desde a fabricação de queijos, torrefação de café até servir as delícias do buffet. Por este motivo o café geralmente fica aberto mais aos finais de semana e feriados.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Na cidade de Campo Alegre são destaque algumas construções antigas e em estilo europeu, alguns pequenos cafés, artesanato local e turismo de aventura nos Campos do Quiriri e Cascata Paraíso.

Anualmente a cidade recebe turistas na Festa Estadual da Ovelha (março) e no Festival de Inverno (julho) com atrações culturais como música, dança, teatro, feira do livro, shows, oficinas de arte, artesanato e gastronomia.

Vale a visita!

 

Até a próxima.

 

Um abraço.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s